domingo, 5 de junho de 2011

GAUSS

Carl Friedrich Gauss (1777-1855) freqüentou uma Escola em que o Professor era tido como muito bravo e exigente.
Conta-se que, para manter a classe ocupada e em silêncio, certa vez ele mandou que os alunos somassem todos os números de um a cem. Gaus, que estava, na época, com aproximadamente oito anos, terminou imediatamente a atividade e foi o único aluno a acertar o resultado, cinco mil e cinqüenta, sem apresentar nenhum cálculo por escrito.
O professor bravo e meio desconfiado exigiu do aluno uma comprovação escrita no caderno. Gauss disse a ele que precisava fazer as continhas de uma em uma, até cem. Ele explicou como tinha feito com a atividade. Mentalmente enfileirou de 1 a 100 (1+2+3+...+98+99+100) e depois adicionou colocando a seqüencia de ordem decrescente (100+99+98+...+3+2+1) e depois agrupei de dois em dois (100+1) + (99+2) + (98+3) ++... (3+98)+(2+99)+(1+100), e assim temos 100 termos de 101, logo a soma será igual a 100x101 dividido por 2 e assim encontraremos o total de 5050. Professor foi assim que eu resolvi de forma rápida mentalmente.
Devido a seus trabalhos, Gauss foi considerado o maior matemático de sua época e talvez de todos os tempos.
Gauss não é considerado maior matemático de todos os tempos devido ao seu temperamento de arrogância que nunca dava explicações dos porquês e nem como que tinha feito as suas demonstrações matemáticas.

Keiji Nakamura Professor de Prática de Ensino das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira/Registro(SP).

sábado, 4 de junho de 2011

TETRACTYS

Conhecimentos sobre as civilizações antigas são obtidos por fragmentos de pairos dos egípcios e de tabletes de argila da Babilônia. Por esse motivo, fica difícil diferenciar, às vezes, das lendas e de fatos reais.
Baseando-se nos materiais encontrados, podemos dizer que Pitágoras nasceu em Samos, no Século VI a.C. Ele era matemático, filósofo, profeta e místico.
Fundou uma Escola Pitagórica em que o conhecimento era comum a todos.
O lmea da Escola Pitagórica, pelo que se diz, era TUDO É NÚMERO e seu símbolo todo especial, a estrela de cinco pontas.
Os pitagóricos levaram ao extremo sua adoração pelos números, chegando a basear neels sua filosofia e maneira de viver. Para os pitagóricos, cada número tinha um significado muito especial. Destacamos alguns:
1. gerador dos números ( número da razão );
2. primeiro número par ou primeiro número feminino;
3. primeiro número masculino verdadeiro;
5. número do casamento (união dos primeiros números fenino e masculino: 5=2+3);
6. número da criação.
10. tetractys( o mais sagrado: 10=1+2+3+4)
O número 10 (Tetractys era especial, uma vez que era o resultado da soma dos termos de uma sequência de quatro primeiros números, que pode ser representado graficamente por um triângulo equilátero, em que cada um de seus lados é formado por quatro pontos. No topo, a unidade divina o número um), abaixo dele o 2 (express~´oa do espírito), na terceira linha a alama (descrito pelo número 3) e na base o 4 ( expressão da matéria).

*
**
***
****
Keiji Nakamura