sábado, 4 de junho de 2011

TETRACTYS

Conhecimentos sobre as civilizações antigas são obtidos por fragmentos de pairos dos egípcios e de tabletes de argila da Babilônia. Por esse motivo, fica difícil diferenciar, às vezes, das lendas e de fatos reais.
Baseando-se nos materiais encontrados, podemos dizer que Pitágoras nasceu em Samos, no Século VI a.C. Ele era matemático, filósofo, profeta e místico.
Fundou uma Escola Pitagórica em que o conhecimento era comum a todos.
O lmea da Escola Pitagórica, pelo que se diz, era TUDO É NÚMERO e seu símbolo todo especial, a estrela de cinco pontas.
Os pitagóricos levaram ao extremo sua adoração pelos números, chegando a basear neels sua filosofia e maneira de viver. Para os pitagóricos, cada número tinha um significado muito especial. Destacamos alguns:
1. gerador dos números ( número da razão );
2. primeiro número par ou primeiro número feminino;
3. primeiro número masculino verdadeiro;
5. número do casamento (união dos primeiros números fenino e masculino: 5=2+3);
6. número da criação.
10. tetractys( o mais sagrado: 10=1+2+3+4)
O número 10 (Tetractys era especial, uma vez que era o resultado da soma dos termos de uma sequência de quatro primeiros números, que pode ser representado graficamente por um triângulo equilátero, em que cada um de seus lados é formado por quatro pontos. No topo, a unidade divina o número um), abaixo dele o 2 (express~´oa do espírito), na terceira linha a alama (descrito pelo número 3) e na base o 4 ( expressão da matéria).

*
**
***
****
Keiji Nakamura

2 comentários:

  1. "A Matemática e a religião são parceiro da inteligência humana."
    Keiji

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo o erro:
    A matemática e a religião são parceiros da inteligência humana. Os significados de cada símbolo matemático tudo tem a ver com a religião.
    Keiji

    ResponderExcluir