AS três categorias de Porquês:
a. Os porquês cronológicos: são aqueles explicações cuja ligitimidade não poderia ser caracterizada como uma necessidade de natureza lógica.
*por que uma circunferência possui 360º?
*por que há 60 segundos em um minuto?
*por que o zero se chama zero ou o seno se chama seno?
b. Os proquês lógicos d
seriam aquelas explicações cuja aceitação se basearia na decorrência lógica de proposições previamente aceitas ou no desejo de compatibilixsç~so lógica de duas ou mais afirmações não necessariamente compativeis.
*por que o produto dos números negativos é um número positivo?
*por que a raiz quadrada de 2 é igual a dois elevado ao expoente meio?
c. Por que pedagógicos seriam aqueles procedimentos operacionais que geralmente utilizamos em aula e que se justificam mais por razões de ordem pedagógtica do que históricas ou lógica.
*por que você ensina extrair o maior divisor comum entre dois números pelo método das subtrações sucessivas e não pelo da decomposição simultânea ou outro qualquer?
Keiji Nakamura - Professor de Prática de Ensino das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira.
O estudo dos porques é muito importante para o professor e aluno, principalmente em relação a disciplina de matemática.
ResponderExcluirKeiji Nakamura
Obrigado pela leitura e interpretação dos nossos alunos.
ResponderExcluirKeiji Nakamura