domingo, 29 de maio de 2011

OS PARADOXOS NA CONSTRUÇÃO DA MATEMÁTICA

Um paradoxo é uma afirmação que não nos parece contraditório em si mesma, mas que contraria fatos ou presupostos tidos como verdadeiros. Em ciência, quando se enuncia um paradoxo tem-se que algo não está sendo compreendido ou suficientemente explicado pelos conhecimentos já existentes. A ciência, em especial a Matemática, se alimenta substantcialmente todas as vezes que um paradoxo é comunicado. Isso se dá, porque logo em seguida à provisória crise que se instala, segue-se uma incessante busca de explicação, gerando assim novos conceitos e propriedades importantes que vão enriquecendo a ciência. Nesse processo, pode-se também observar, a evolução do senso comum para o que podemos chamar de senso científico. Para explicar e compreender melhor o exposto acima vamos falar sobre três paradoxos, acontecidos em momentos diferentes, que ficaram marcados fortemente na história da Matemática. Esse paradoxos sao atribuídos respectivamente a:
a. Paradoxo de Zenão;A corrida de Aquiles e a tartaruga.
b. Paradoxo de Bolzano ou de Cantor;Um conjunto pode ter o mesmo número de elementos que um seu subconjunto próprio?
c. Paradoxo de Russel. Existe o conjunto de todos os conjuntos? Um conjunto é sempre determinado por uma propriedade?

2 comentários:

  1. O paradoxo de que um conjunto pode ter o mesmo número de elementos que um de seus subcontos próprias
    Keiji

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  2. Correção:
    Subconjuntos próprias significa a própria.
    Keiji Nakamura

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